Oahu em 7 Dias: tudo o que você precisa saber

Você vai passar uma semana na maravilhosa ilha de Oahu? Bem, você está com sorte porque em apenas 7 dias você poderá visitar os lugares mais importantes da ilha, perder-se em suas paisagens paradisíacas e conhecer sua cultura, tradições e história.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

Leitura de 14 minutos

Oahu em 7 Dias: tudo o que você precisa saber

Oahu ao pôr-do-sol | ©Edmund Garman

Oahu é sinônimo de "local de encontro" e com razão! Nesta ilha você encontrará uma grande fusão de culturas com áreas povoadas como a capital havaiana Honolulu, assim como áreas totalmente remotas e perdidas com paisagens de tirar o fôlego.

Você pode facilmente descobrir o que ver e fazer em Oahu, seguindo este plano de 7 dias. Minha proposta é passar os primeiros dias visitando as áreas mais povoadas da ilha, como Honolulu e Waikiki Beach, e depois ir para as áreas mais selvagens e mais naturais. Faremos uma mistura de relaxamento e aventura, mas farei com que você volte com suas baterias carregadas e uma mochila cheia de lembranças.

Dia 1: Descubra a história de Pearl Harbor e conheça Honolulu

Pearl Harbor| ©Javner
Pearl Harbor| ©Javner

Uma vez que você tenha pousado (aqui estão informações sobre traslados do aeroporto para Honolulu se você precisar) e esteja descansado do jet lag, recomendo que passe seu primeiro dia na cidade e não perca a oportunidade de visitar Pearl Harbor, um dos lugares mais icônicos da história dos EUA.

Mergulhe na história do Pearl Harbor

Um ponto obrigatório em Honolulu é visitar Pearl Harbor, o lugar que foi bombardeado pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941. É um lugar emblemático e muito importante na história dos Estados Unidos, tanto que até Hollywood quis comemorá-lo com um filme que retrata os eventos.

diferentes passeios para visitar Pearl Harbor com os quais você pode mergulhar na história do lugar e aprender em detalhes tudo o que aconteceu. Os pontos que eu destacaria nesta visita são:

  • O Centro de Visitantes, onde você pode assistir a um vídeo na chegada que explica em detalhes o que aconteceu em Pearl Harbor, assim como diferentes exposições sobre os eventos históricos.
  • O USS Arizona Memorial, um memorial às vítimas que é construído em cima dos destroços do navio que foi bombardeado e afundado.
  • O US Bowfin, também conhecido como "The Avenger", um submarino americano que foi construído para vingar o ataque a Pearl Harbor.

Reserve uma visita ao Pearl Harbor

Veja a Torre Aloha e jante nas proximidades

Depois de visitar o centro da cidade, você pode se dirigir ao Porto de Honolulu onde está localizada a Torre Aloha, um dos ícones mais reconhecidos da cidade.

Construída em 1926, esta torre serviu como farol por muitos anos para orientar os visitantes que vinham do mar para a cidade.

Agora faz parte do Aloha Tower Marketplace onde você pode experimentar a culinária local e jantar com vista para o mar.

Visite o Palácio Iolani, Capitol Hill e Washington Place

Honolulu não se trata apenas de grandes praias, mas também oferece a oportunidade de visitar alguns lugares atraentes mergulhados na história.

Talvez o marco mais emblemático de toda a cidade, e que eu recomendo vivamente que você visite, seja o Palácio Iolani.

Este edifício de estilo único (florentino americano) foi habitado pelo rei Kalākaua e sua sucessora, a rainha Liliuokalani, até que a monarquia foi derrubada na ilha.

Durante o tour você conhecerá a história da monarquia havaiana e percorrerá não apenas o exterior, mas também o interior com salas reais, arte, jóias e trajes da época.

Em seguida, encorajo você a visitar o Capitólio para descobrir que não é nada parecido com o que estamos acostumados dos americanos, mas sim um edifício com uma arquitetura peculiar e pós-modernista. E, já agora, aproveite para descobrir Washington Place, a residência do atual governador e uma antiga mansão que foi convertida em um monumento histórico.

Dia 2: Relaxe em Waikiki e aproveite um Luau Show

Praia de Waikiki| ©Images Alight
Praia de Waikiki| ©Images Alight

Que tal experimentarmos aquele traje de banho que compramos para a viagem e irmos a uma das praias mais famosas do Havaí?

Neste segundo dia sugiro que você nade nas águas cristalinas de Waikiki ou da praia de Kuhio, passeie pela areia fina desta costa e desfrute da vista de Leahi (Cabeça de Diamante), conheça melhor o mar e suas ondas e termine o dia com um jantar e um show que será um banquete para todos os seus sentidos.

Aproveite uma manhã nas melhores praias de Honolulu

Waikiki, conhecida no Havaí como "os jatos d'água", é uma das praias mais famosas do mundo, em grande parte devido ao famoso Duque Kahanamoku, que popularizou o surf e o turismo nesta região. Na verdade, ao chegar a Waikiki, você será recebido de braços abertos por sua estátua.

Waikiki está localizada ao pé de uma das crateras mais famosas da ilha, Leahi (também conhecida como "Cabeça de Diamante"). É possível visitar este monumento, mas saiba que se trata de uma caminhada moderadamente difícil com uma quantidade razoável de escadas. No entanto, as vistas panorâmicas de Honolulu a partir do topo são incríveis.

Se você preferir ficar ao nível do mar, você pode passear e nadar ao longo dos muitos quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas, embora eu o encoraje a não ficar só lá e aproveitar a oportunidade para aprender ou praticar surf, mergulho, reservar uma atividade de snorkelling ou fazer um passeio de barco guiado. As profundezas subaquáticas de Waikiki escondem algumas pedras preciosas de verdade!

Atreva-se a mergulhar com tubo de respiração nas águas do Oceano Pacífico

Aproveitando as maravilhosas águas do Pacífico, por que não conhecer suas espécies marinhas com snorkelling? Recomendo que você verifique os melhores passeios de snorkelling em Oahu.

Desde os mais básicos para iniciantes, até aqueles que o levam em um catamarã, até aqueles que lhe mostram as espetaculares tartarugas verdes havaianas. Não perca o esporte mais badalado do mundo no lugar mais incrível do mundo.

Compare os melhores passeios de snorkelling

Desfrute de ótima comida, música e dança com um show de Luau

Depois de passar o dia na praia, qual a melhor maneira de aproveitar uma das experiências mais icônicas e tradicionais do Havaí? No Luau, a coisa mais comum a fazer é cozinhar e provar pratos da culinária local, como por exemplo:

  • Carne de porco Kalua, cozida em um forno subterrâneo, seguindo a cerimônia tradicional imu.
  • Poi, um creme feito a partir das raízes de uma planta local chamada Taro
  • Poke, um prato popularizado no Ocidente, que consiste em uma salada de peixe cru.

Tudo isso é cercado por música ao vivo, dança hula, decorações com colares de flores ou missangas (conhecidas como lei), shows de história polinésia e até malabarismos de fogo - com certeza será uma festa que você nunca vai esquecer!

Na área de Waikiki você encontrará muitos lugares onde você pode desfrutar de um Luau, sinônimo de "festa" para a população havaiana.

Eu pessoalmente recomendo que você vá para Aha'aina Luau ou Waikiki Starlight Luau se quiser uma experiência 5 estrelas ou experimente o Kuhio Beach Hula Show se preferir algo mais casual e sem jantar. Se preferir, você também pode conferir este artigo sobre os melhores Luau's em Oahu.

Dia 3: Perca-se nas paisagens vulcânicas - e não se esqueça de embalar sua câmera!

Snorkel com as tartarugas| ©David Siu
Snorkel com as tartarugas| ©David Siu

Em seu terceiro dia de itinerário, sugiro que você se aproxime de perto e se aproxime das terras vulcânicas de Oahu, descubra o ecossistema subaquático que suas margens oferecem e, se você gosta de caminhadas e não tem medo de subir colinas, suba até uma das crateras mais altas e emblemáticas da região para ver as melhores vistas panorâmicas da área.

Para chegar aqui, recomendo alugar um carro, pois é a maneira mais rápida de chegar lá, pois você estará desfrutando da vista do vulcão em apenas 20 minutos de Honolulu. Outra opção, menos recomendada, é ir de ônibus, o que leva cerca de uma hora e vinte minutos.

Descubra a cratera submersa da Reserva Natural da Baía de Hanauma

Esta reserva natural tem um centro de educação marinha que simula a forma original das cavernas vulcânicas. Neste centro você pode ver murais descrevendo a biodiversidade marinha da área, assim como assistir a um pequeno documentário que lhe contará tudo sobre ela.

Você pode alugar ali equipamento de snorkelling se não trouxer o seu próprio equipamento, para que possa desfrutar desta área única.

A forma natural da Baía de Hanauma consiste em uma cratera vulcânica erodida que foi coberta pelo mar.

Por causa disso, suas águas calmas têm condições tão únicas que acumulam uma rica vida marinha próxima à costa, tornando-a uma paisagem subaquática espetacular.

Nesta baía é possível ver, entre outros:

  • Escolas de peixes borboleta
  • Peixe anjo
  • Tartarugas verdes
  • Corais vivos
  • Polvo
  • Caranguejos

Em qualquer caso, lembre-se que você também pode descobrir o fundo do mar de Oahu com um passeio submarino, por exemplo, fazendo um passeio com o submarino Atlantis.

Reserve sua aventura subaquática em Oahu com a Atlântida

Calce suas botas de caminhada e suba a cratera Koko

Este plano é adequado apenas para aqueles que querem empurrar as pernas e subir algumas escadas, já que a Trilha da Cratera de Koko é mais do que um "passeio". Recomendo que você prepare bem sua mochila e não se esqueça de trazer roupas e calçados confortáveis e adequados, bem como alguns alimentos energéticos para recarregar suas baterias durante a subida e, acima de tudo, água em abundância.

A subida à cratera de Koko ao longo da velha Rail Trailhead geralmente leva cerca de uma hora e há muitas escadas para subir se você quiser chegar ao topo, mas eu lhe asseguro que o esforço valerá bem a recompensa, já que as vistas são bem alegres. Mas, se você preferir um ritmo mais tranqüilo, você também pode subir a Trilha do Arco que é muito mais leve e as vistas também não decepcionam.

Relaxe no final do dia e assista ao pôr-do-sol na praia

Você já conhece as paisagens vulcânicas e tenho certeza de que este terceiro dia o deixou exausto. Mas a natureza pode surpreendê-lo ainda mais se você for a uma praia para ver o pôr-do-sol.

Quando voltar ao seu hotel, passe na praia mais próxima para desfrutar de uma das mais belas paisagens que ficarão na sua memória para sempre. Waikiki, por exemplo, lhe oferecerá um espetáculo ao final do dia que você não pode perder. Tarde da noite, você poderá contemplar e capturar as melhores fotos das estrelas no céu havaiano, algo inesquecível!

Dia 4: Veja a praia favorita de cada surfista e o farol mais espetacular de Oahu

Navegando em Haleiwa| ©Robert Linsdell
Navegando em Haleiwa| ©Robert Linsdell

Como você está navegando? Se é um esporte que você pratica, Sandy Beach não vai deixá-lo indiferente. Outra opção é se inscrever para uma aula de surf na área. Em qualquer caso, um passeio pela área é um plano perfeito. E, já que você estará por perto, recomendo que faça o percurso de caminhada até o farol de Makapu'u.

Como nas crateras vulcânicas, não há nada melhor do que alugar um carro para chegar a Sandy Beach. O transporte público não é aconselhável, pois há uma diferença significativa no tempo que você perderia: de 20 minutos de carro para uma hora e meia..... Além disso, não há ônibus direto para esta praia, você teria que pegar duas linhas.

Cavalgue as ondas no Sandy Beach Park

Sandy Beach Park é conhecida em todo o Havaí por ser uma das praias onde as ondas gigantes podem atingir seis ou até sete metros de altura - uau!

Durante sua visita a esta área você pode apreciar as vistas, ver as ondas impressionantes, maravilhar-se com o contraste entre a rocha vulcânica e o mar e, por que não, levar para a água com uma boa prancha de surf se você ousar. Mas sempre escute os guias locais para ter certeza de que é seguro.

Se você estiver viajando com crianças ou preferir uma área mais tranqüila, então recomendo que você verifique a praia Kaloko, a próxima praia ao leste.

Esta praia é um lugar lindo e encantador. Você poderá ver piscinas de marés e uma multidão de peixes pequenos, embora seja um pouco mais difícil nadar aqui por ser uma área rochosa.

Mergulhe na natureza e nos arredores do mais belo farol de Oahu

Depois de passar a manhã nas praias do sudeste da ilha, minha recomendação é visitar um dos faróis mais bonitos que conheço (e com as vistas mais espetaculares). O Farol Point Makapu'u é um farol que foi construído em 1909 no ponto mais oriental da ilha de Oahu, a uma altura de 183 metros acima do nível do mar.

Para chegar ao farol você terá que caminhar por uma trilha acessível e confortável de 4 km onde em dias claros você pode ver até as ilhas de Manana e Molokai.

Se você for entre dezembro e maio, fique de olho no mar e leve um par de binóculos com você: talvez você consiga avistar uma ou duas baleias.

Dia 5: Descobrir a Baía de Kailua e arredores

Praia de Lanikai| ©Jon Parise
Praia de Lanikai| ©Jon Parise

Hoje, minha sugestão é que você mergulhe na cultura havaiana na encantadora cidade de Kailua, visitando seus mercados, provando a comida local e desfrutando do ambiente natural.

Para chegar a Kailua de carro leva apenas 19 minutos, dependendo do tráfego, e de lá você pode dirigir para praias próximas, como Lanikai, o que leva cerca de 7-8 minutos. Esta é a maneira mais conveniente de contornar a área.

Dê um passeio e um mergulho na praia de Lanikai

Sugiro que, assim que você sair da cama, vá para a maravilhosa praia de Lanikai. Esta praia é uma das mais belas e calmas da ilha, onde você não poderá ver muita vida submarina, mas suas águas são calmas e permitem que você nade sem nenhum risco de grandes ondas.

Esta praia é ideal se você estiver visitando Oahu com sua família (você pode até trazer seus animais de estimação) e, além de passear pela areia fina e tomar banho em águas cristalinas, você pode desfrutar da vista e da tranqüilidade da natureza ao redor.

Dica para o viajante

Como não há muitos serviços disponíveis nesta praia, recomendo que você traga água e comida e, se precisar de serviços, dirija-se ao Kailua Beach Park (a 1,5 km de distância).

Conheça o charmoso centro de Kailua e experimente a culinária local

Além das incríveis praias e vistas, se há uma coisa que você vai desfrutar muito em Oahu, é a comida.

Você ficará surpreso, por exemplo, ao encontrar o Mercado de Agricultores Kailua onde você pode comprar todos os tipos de produtos e alimentos locais de empresas locais e desfrutar do calor da população local.

Além disso, no centro de Kailua você encontrará uma grande variedade de restaurantes e cafés onde você poderá relaxar e apreciar uma boa comida.

Se você é um verdadeiro gastronômico, eu o encorajo a dedicar-se hoje a um passeio gastronômico. Neste artigo você pode conferir as melhores rotas gastronômicas em Oahu, deixe seu senso de gosto também aproveitar a viagem e levar algumas boas lembranças com você!

Terminar o dia com um cruzeiro ao pôr-do-sol

Como sugestão para terminar o dia, recomendo que você faça um cruzeiro ao longo da costa de Waikiki. Alguns deles permitirão que você assista ao pôr-do-sol havaiano enquanto bebe coquetéis e petiscos típicos.

Se a hora do jantar for tarde demais para você, há também cruzeiros onde você pode desfrutar de um jantar de três estrelas com um show incluído. Uma experiência fantástica para terminar o dia.

Reserve os melhores cruzeiros ao pôr-do-sol em Oahu

Considerando as horas, você pode querer passar a noite em Kailua neste dia, de onde pode começar o penúltimo dia de sua viagem. A apenas 10 minutos de carro, sua próxima parada é...

Dia 6: Entre em contato com a natureza em Kaneohe e mergulhe em Valley of the Temples

Vale dos Templos| ©Cristo Vlahos
Vale dos Templos| ©Cristo Vlahos

Continuando ao norte de Kailua, chegamos a Kaneohe onde sugiro passar um dia de tranqüilidade e piquenique no Jardim Botânico Ho'omaluhia, e depois terminar o dia visitando o Vale dos Templos, um lugar único onde reina a paz em cada canto.

Perca-se no Jardim Botânico Ho'omaluhia

Este jardim é uma Reserva Natural Protegida de 160 hectares onde você pode se perder e desfrutar da paz e do sossego da natureza no seu melhor. Você pode percorrer partes da rota de carro e outras a pé, da maneira que preferir. Também é possível acampar dentro da própria reserva, caso você tenha vontade de experimentar um tipo diferente de noite.

Minha sugestão é trazer um piquenique e passar a manhã e o meio-dia neste belo lugar onde você encontrará uma variedade de plantas tropicais, uma lagoa com peixes que virão até você se você jogá-los alguma comida e vistas espetaculares de toda a baía. Este é o lugar ideal para passar um dia de paz imerso na natureza, perfeito tanto para adultos quanto para crianças.

Desperte seu lado zen em Valley Of The Temples

Se você está familiarizado com a série Lost ou Hawaii Five-O, o itinerário que sugiro abaixo será familiar para você, pois foi utilizado em vários de seus episódios.

O Vale do Parque Memorial dos Templos, aos pés das montanhas Ko'olau (perto de Kaneohe), apresenta uma réplica dos templos budistas do Japão (Byodo-In do século XI).

Uma visita aqui lhe trará paz, fotografias incríveis das vistas e descobrirá os monumentos únicos encontrados aqui. Além disso, se você é uma pessoa espiritual e sensível, certamente sentirá a imensa energia que está concentrada neste lugar.

Neste ponto, aconselho-o a retornar a Honolulu para uma boa noite de descanso. No dia seguinte, e para terminar sua viagem em Oahu, vou propor um plano essencial para o qual você terá que preparar uma viagem um pouco mais longa.

Dia 7: Praia de Laniakea e Waimea Falls

Baía de Waimea| ©Alan & Flora Botting
Baía de Waimea| ©Alan & Flora Botting

Chegamos ao último dia do itinerário, mas você sabe o que eles dizem: o melhor sempre vem por último. Hoje proponho uma rota simples de caminhada com uma recompensa final incrível e que você termine o dia assistindo a um último pôr-do-sol na ilha com algumas das empresas mais singulares.

Se você continuar com seu carro alugado, o que é altamente recomendado, para alcançar esta outra maravilha da natureza você precisará de cerca de 50 minutos de carro para o norte da ilha. Mais uma vez, eu não recomendo o transporte público, pois você precisará de mais de duas horas.

Conheça a vida selvagem local e aproveite as Cataratas de Waimea

Como eu disse, na costa norte de Oahu está Waimea Falls, também conhecida como Waihi Falls, uma das cachoeiras mais bonitas e de fácil acesso da ilha de Oahu.

Para chegar lá você precisará ir até Waimea Valley, onde você encontrará um jardim botânico, centro de informações turísticas, estacionamento e até mesmo transporte de vaivém até as cataratas. Se você chegar cedo, eu o encorajo a tomar a trilha de caminhada fácil e aproveitar os arredores.

Despedir-se de Oahu com um pôr-do-sol e das famosas tartarugas da praia de Laniakea

Depois de visitar as cachoeiras e para terminar sua viagem com uma nota alta, recomendo que você se dirija à praia de Laniakea. Desta vez não vou dizer para pegar uma toalha ou dar um mergulho, mas simplesmente sentar na praia para apreciar as vistas e esperar pacientemente que os habitantes mais simpáticos desta praia saiam e digam olá.

Laniakea Beach também é conhecida como Turtle Beach, pois há décadas as tartarugas marinhas verdes do Havaí frequentam esta praia mais do que qualquer outra na ilha por causa das condições de alimentação.

Portanto, pegue uma toalha e um piquenique se quiser se sentar nesta bela praia e apreciar as vistas e observar a majestade das tartarugas marinhas. Ver como eles lidam em seu ambiente será uma ótima maneira de dizer adeus a esta incrível ilha.

Se você seguir este itinerário, poderá viajar de norte a sul através dos pontos mais espetaculares de Oahu. Você não perderá a oportunidade de descobrir sua história, conhecer seu povo e sua cultura, provar sua gastronomia e descobrir a magia de sua natureza e de seus litorais. Agora você só tem que pegar esta aventura e torná-la sua, Oahu está esperando por você!

Reserve os melhores passeios e atividades em Oahu