11 coisas para fazer em Roma no Natal

O Natal faz de Roma uma cidade (ainda mais) mágica: não perca a seguinte lista de lugares imperdíveis para passar alguns dias em um filme.

Alex Grande

Alex Grande

Leitura de 9 minutos

11 coisas para fazer em Roma no Natal

Árvore de Natal do Coliseu | ©Getty

Roma é um destino incrível, com tantas coisas para ver e fazer durante todo o ano, mas se eu tivesse que escolher apenas uma cidade na Europa para comemorar o Natal, com certeza seria a Cidade Eterna.

Além de poder participar de eventos típicos da celebração católica do Natal, você pode apreciar a bela iluminação da cidade, seus mercados de Natal, presépios impressionantes... continue lendo e eu lhe direi 10 coisas para fazer para um Natal perfeito em Roma:

1. Passeie pelos mercados de Natal de Roma

Mercado de Natal da Piazza Navona| ©Jamie Heath
Mercado de Natal da Piazza Navona| ©Jamie Heath

O mercado de Natal mais típico é o da Piazza Navona. Aqui, o mercado se veste para o Natal desde o início de dezembro com barracas que vendem brinquedos, artesanato, castanhas assadas e doces típicos. A praça também tem um carrossel e um enorme presépio, além de um trono onde o Papai Noel atende às crianças.

A praça está repleta de artistas de rua e pintores e você pode admirar a bela iluminação da Fonte dos Quatro Rios, a igreja de Sant'Agnese in Agone e o Palazzo Pamphili, os melhores exemplos da arquitetura barroca romana. A Piazza Ankara também abriga um mercado de Natal, cujos lucros são destinados a causas beneficentes, com barracas que vendem produtos de comércio justo e antiguidades.

Para garantir que você não perca os pontos mais charmosos, é melhor fazer uma das melhores visitas guiadas de Roma, sempre acompanhado por um guia especializado que descobrirá os cantos e praças que você não pode perder.

Reserve um tour por Roma

2. Explore o Vaticano e receba pessoalmente a urbi et orbi do Papa

Vista aérea da Bênção Urbi et Orbi| ©Michael Beat
Vista aérea da Bênção Urbi et Orbi| ©Michael Beat

Independentemente de suas crenças, se estiver visitando Roma na época do Natal, assistir à mensagem do Papa no Vaticano é uma experiência bela e pacífica. A urbi et orbi papal é proferida na Cidade do Vaticano ao meio-dia do dia 25 de dezembro e o discurso é gratuito, mas as multidões são tão grandes que você terá de acordar cedo se quiser conseguir um lugar na praça da Santa Sé.

Outra opção se você estiver visitando o Vaticano é assistir à missa dentro da própria Basílica de São Pedro, para a qual você precisará comprar um ingresso com bastante antecedência. É tão difícil chegar a esse evento que eu quase diria que não vale a pena, mas para muitas pessoas esse é o principal motivo para ir a Roma no Natal.

E enquanto estiver na região, você não pode deixar de visitar os Museus do Vaticano para admirar, entre outras maravilhas da arte, a Capela Sistina. Para isso, você pode comprar um ingresso para os Museus do Vaticano ou fazer uma visita guiada ao Vaticano.

Reserve ingressos sem filas para o Vaticano

3. Aprecie as luzes da cidade a bordo de um ônibus turístico

Luzes de Natal| ©AHLN
Luzes de Natal| ©AHLN

Algumas cidades, como Londres ou Paris, podem se orgulhar de decorações e iluminações natalinas muito elegantes, mas nenhuma transmite tanto o espírito do Natal quanto as de Roma. As luzes que decoram o centro histórico dão às suas ruas antigas uma aura especial, e simplesmente passear pela Via del Corso, Via Cola di Rienzo ou Via Ottaviano sob as cores do Natal é uma experiência que você sempre lembrará.

Os principais monumentos e edifícios da cidade são onde as luzes de Natal realmente brilham: as do Vaticano ou de Santa Maria Maggiore são algumas das que mais me impressionaram durante minha visita.

A temporada de luzes de Natal começa oficialmente em 8 de dezembro e vai até 6 de janeiro, um dia muito especial na Itália, quando os presentes são entregues pela Befana (a bruxa que substitui os Três Reis Magos). Uma boa maneira de descobrir as luzes da cidade é fazer um passeio de ônibus para percorrer confortavelmente a cidade e ver a iluminação especial de Natal. Se você gosta do plano, pode verificar quais são os melhores ônibus turísticos de Roma.

Reserve seu assento no ônibus turístico de Roma

4. Assistir à missa no Panteão

Vista do Panteão| ©Benjamín Mejías Valencia
Vista do Panteão| ©Benjamín Mejías Valencia

Se você gostou da ideia de assistir a uma missa de Natal em Roma, recomendo que assista à missa celebrada na véspera de Natal no Panteão. A missa é celebrada à meia-noite em italiano, à luz de velas, com um pequeno coral, o que a torna uma experiência muito agradável.

É claro que recomendo que você esteja lá às 23h ou até mais cedo para conseguir um lugar, pois o Panteão enche rapidamente. Faz frio lá dentro, portanto, não se esqueça de levar um bom casaco para tornar sua noite mais agradável.

Em geral, visitar o Panteão por dentro é uma maravilha: sua majestosa cúpula recorde e sua arquitetura impressionante o deixarão de boca aberta. Para aproveitar ao máximo, participe de uma visita guiada ao Panteão de Roma.

Reserve uma visita guiada ao Panteão

5. Experimente o tradicional cardápio de Natal de Roma

Restaurante romano no Natal| ©Marco Verch
Restaurante romano no Natal| ©Marco Verch

Em Roma, na véspera de Natal, o jantar é tradicionalmente servido antes da missa da meia-noite, tipicamente conhecida como a "Festa dos Sete Peixes", quando uma variedade de peixes e frutos do mar é consumida seguindo um costume medieval de jejum de carne vermelha e laticínios. Algumas recomendações de restaurantes para reservar na véspera de Natal, embora a um preço um pouco mais alto, seriam o Crispi 19 (próximo à Fonte de Trevi) ou o L'Uliveto, no Waldorf Hotel Roma Cavalieri.

A refeição de Natal romana por excelência é o abbacchio, um prato de cordeiro assado com alho, alecrim e presunto, servido com batatas e legumes, e geralmente acompanhado de um primeiro prato de gnocchi alla romana, que é um pouco diferente de outros tipos de gnocchi. A sobremesa tradicional é o pangiallo, um pão doce recheado com nozes, tâmaras, chocolate e mel.

Tudo isso será mais bem explicado (e degustado muito melhor) se você fizer um tour gastronômico por Roma. Se você vai ficar na cidade por alguns dias e não sabe onde ir almoçar ou jantar, aqui está uma lista dos meus favoritos neste artigo sobre 10 lugares para comer em Roma.

Reserve um tour gastronômico por Roma

6. Tire uma foto com a árvore de Natal do Coliseu e visite sua arena.

Árvore de Natal do Coliseu| ©Images George Rex
Árvore de Natal do Coliseu| ©Images George Rex

As árvores de Natal que são colocadas ao lado de monumentos e edifícios importantes em Roma geralmente são simplesmente iluminadas, mas não são menos bonitas por isso. Um bom exemplo é a árvore de 22 metros de altura que é colocada todos os anos ao lado do Coliseu. A solenidade do local dá a essa decoração uma certa magia natalina e você pode tirar uma foto especial com o Coliseu ao fundo.

E já que você está aqui, não pode deixar de visitar o Coliseu por dentro e isso se tornará automaticamente o ponto alto de sua viagem (acredite, o Coliseu por dentro é muito mais majestoso do que você pode imaginar). Recomendo que você compre um ingresso on-line para o Coliseu ou faça uma visita guiada ao Coliseu e ao Fórum Romano. Aqui está um link onde você pode encontrar as melhores experiências que pode ter no Coliseu.

Outras árvores de Natal que valem a pena ver em sua viagem a Roma são as da Praça de São Pedro, imponentes e repletas de decorações, e a minha favorita, a da Piazza Venezia.

Reserve uma visita guiada ao Coliseu

7. Admire os presépios nas igrejas de Roma

Presépio de São Pedro no Vaticano| ©jennicatpink
Presépio de São Pedro no Vaticano| ©jennicatpink

A tradição de montar presépios nasceu, é claro, na Itália, pelas mãos dos "presepi" de São Francisco de Assis, quando no Natal de 1223 ele criou o primeiro presépio para celebrar a missa, usando palha, feno, um burro e um boi. Esse evento se tornou uma tradição à medida que outras vilas e cidades substituíram esses elementos por figuras, inicialmente criadas à mão.

Em Roma, a tradição é celebrada em grande estilo e você pode admirar alguns presépios realmente impressionantes. Um bom exemplo disso é o presépio na Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está preservada uma cena esculpida em mármore pelo escultor Arnolfo di Cambio em 1290.

Uma ideia para um plano de Natal é fazer um passeio guiado por Roma para ver alguns dos muitos presépios expostos em igrejas e praças. Recomendo os da Praça de São Pedro, a Escadaria Espanhola na Piazza di Spagna, a Igreja de Santi Cosma e Damiano (na Via dei Fori Imperiali), a Igreja de San Carlo al Corso (na Via del Corso), a Igreja de Santa Maria del Popolo (Piazza del Popolo) e a da Piazza Navona.

Reserve uma visita guiada à Basílica de Santa Maria Maggiore

8. Assista a um concerto de Natal

Concerto de Natal| ©Steven Lozano
Concerto de Natal| ©Steven Lozano

Ouvir música clássica no Natal é uma tradição em muitas famílias. Especialmente na Espanha, você provavelmente já viu o concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena na TV.

Se você acabou de ser magicamente transportado de volta às suas lembranças do Natal passado, ficará feliz em saber que, em sua viagem a Roma durante essa celebração, você poderá ouvir música clássica ao vivo em algumas das igrejas da cidade. Recomendo especialmente os concertos na Chiesa di Sant'Antonio dei Portoghesi, Santa Maria ai Monti e Sant'Ignazio.

O Auditorium of the Conciliazione, perto do Vaticano, tem um programa de concertos de Natal, e na Piazza Navona há frequentemente concertos de corais que você pode encontrar de improviso.

Reserve ingressos para um concerto de ópera em Roma

9. Perca-se na Galleria Borghese para evitar o frio de dezembro

Fachada da Galeria Borghese| ©Leon Reed
Fachada da Galeria Borghese| ©Leon Reed

A Galeria Borghese é definitivamente uma das coisas para se fazer e ver em Roma. Localizada no meio de um jardim idílico considerado o pulmão de Roma, você não terá dificuldade em encontrar sua fachada espetacular, protegida por jardins de contos de fadas.

Lá você verá algumas das esculturas clássicas mais famosas da história, como o estupro de Prosérpina ou Apolo e Dafne. Por que é imperdível? Os cômodos e o próprio palácio são uma obra de arte. Além disso, por ser um ponto turístico muito menos popular, você pode andar praticamente sozinho por dentro (os assentos são extremamente limitados) e a experiência é única. Fazer uma visita guiada à Galeria Borghese é a melhor maneira de vê-la por dentro.

Por outro lado, aproveite a oportunidade para caminhar pela Villa Borghese e seu lago na saída e, se o tempo permitir, alugue um barco para desfrutar de uma manhã ensolarada de inverno.

Reserve uma visita guiada à Galeria Borghese

10. Prove os doces típicos de Natal

Panetone| ©N i c o l a
Panetone| ©N i c o l a

Você gosta de doces? Então você escolheu o lugar certo para passar o Natal. Aqui está uma série de delícias para experimentar:

  • O pandoro, um pão doce em forma de estrela polvilhado com açúcar de confeiteiro, geralmente consumido no café da manhã mergulhado em café.
  • O clássico panetone, outro pão doce recheado com nozes, sultanas ou chocolate e coberto com amêndoas em flocos.
  • Panforte, um bolo de frutas aromatizado com cravo e outras especiarias, originário de Siena.
  • Panpepato, semelhante ao panforte, mas com um sabor mais forte de gengibre.

Ao passear pelos mercados medievais, você verá todos os tipos de biscoitos de Natal, de todas as formas e cores, que encherão seu estômago e seu coração com o espírito natalino.

Lembre-se de que, para os paladares mais exigentes, há este tour gastronômico em Trastevere que o aproximará dos sabores mais originais da cidade pelas mãos de um especialista e você também pode experimentar o tour gastronômico e a degustação de vinhos no Vaticano.

Reserve um tour gastronômico e degustação de vinhos no Vaticano

11. Patine no gelo em um monumento icônico de Roma

Patinação em Roma| ©Jacqueline Poggi
Patinação em Roma| ©Jacqueline Poggi

Embora as temperaturas em Roma raramente fiquem frias o suficiente para ver neve no Natal, há pistas de patinação em toda a cidade, onde você pode desfrutar de uma maneira tradicional de passar a tarde.

A pista que achei mais bonita foi no Castel Sant'Angelo, o mausoléu da família do imperador Adriano, hoje um museu. Você o terá como pano de fundo enquanto patina no gelo. Se você também quiser visitar o interior do próprio castelo (o que eu recomendo 100%), deixo aqui as informações sobre o castelo. Ingressos para o Castelo Sant'Angelo: como comprar, preços e horários de abertura.

Outra opção é a pista de patinação do Auditorium Parco della Musica, instalada na parte externa desse centro musical da cidade, ou a do mercado de Natal na Piazzale Ankara, onde você pode patinar depois de uma tarde de compras.

Reservar ingressos para o Castelo de Sant'Angelo